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Meditação Transcendental: o que é e como funciona



O que é a Meditação Transcendental?


A meditação Transcendental, ou TM, é uma forma de meditação baseada em mantras originada dos antigos ensinamentos védicos. Foi transmitido ao longo de milhares de anos e é comercializado como uma técnica natural e sem esforço que permite que a mente e o corpo tenham acesso a uma qualidade especial de descanso.


A prática foi introduzida pela primeira vez no mundo ocidental na década de 1970 por Maharishi Mahesh Yogi, o fundador da Organização Meditação Transcendental (uma das principais instituições no assunto).


Ao longo dos anos, muitas celebridades notáveis ​​pregaram seus benefícios, desde os Beatles que viajaram para a Índia para aprender diretamente com o Maharishi Yogi, até empresários e políticos atuais.


Como funciona a Meditação Transcendental?


Você recebe um mantra de um professor, que nunca deve ser falado em voz alta fora de sua instrução. O processo de meditação é simples - em uma posição sentada com os olhos fechados, você repete o mantra em sua mente por 20 minutos, duas vezes ao dia (de preferência pela manhã e no meio da tarde).


Não há necessidade de se concentrar, manter uma certa velocidade ou atingir qualquer estado particular. Você repete o mantra mentalmente para o período e continua com o seu dia. Às vezes, os pensamentos entram em sua mente, você se distrai e pode até esquecer o mantra. Tudo isso é esperado e correto - você retorna ao mantra e continua sem se preocupar ou preocupar.


A técnica é realmente fácil e utilizável por qualquer pessoa, principalmente porque não há necessidade de concentrar ou bloquear pensamentos em comparação com outras formas de meditação ou atenção plena. Você será capaz de realizar a prática, quer você pense que pode, e independentemente se você acredita nela ou não.


Quais são os benefícios da Meditação Transcendental?


Abaixo está uma longa lista de supostos benefícios que foram associados à Meditação Transcendental:

  • Felicidade aumentada

  • Maior criatividade

  • Maior foco

  • Memória melhorada

  • Função cognitiva melhorada

  • Produtividade aumentada

  • Maior controle emocional

  • Dormir melhor

  • Mais energia

  • Estresse e ansiedade reduzidos

  • Risco reduzido de ataque cardíaco e derrame

  • Diminuição da pressão arterial e colesterol

Em outras palavras, se você contar a lista de benefícios propostos, pode resumir dizendo que a meditação transcendental vai transformar sua vida e transformá-lo em um super-humano. Essas afirmações ousadas naturalmente estimulam uma resposta cínica da maioria das pessoas - e com razão.


A questão é: como sabemos que esses resultados podem ser esperados - onde estão as evidências?


Os estudos verificam as afirmações?


Ao contrário de outras disciplinas de autodesenvolvimento, há pesquisas significativas estudando os efeitos da MT, com mais de 600 estudos em circulação no momento em que este livro foi escrito . A pesquisa foi publicada em uma variedade de publicações importantes, incluindo JAMA Internal Medicine (parte da American Medical Association) e os periódicos Stroke and Hypertension da American Heart Association .


Aqui está um breve extrato de algumas pesquisas convincentes:

  • Mind & Brain, The Journal Of Psychiatry , janeiro de 2011, Pesquisadores investigaram os efeitos da prática da meditação no desempenho de tarefas e no funcionamento do cérebro em 18 alunos com TDAH, com idades entre 11 e 14 anos. O estudo mostrou um melhor funcionamento do cérebro, um maior processamento do cérebro e melhores habilidades baseadas na linguagem entre alunos com TDAH que praticam a técnica de meditação.

  • Personality and Individual Differences , 1991, Um estudo longitudinal de dois anos investigou os efeitos da participação na MT em duas medidas correlacionadas com a inteligência geral (o Teste de Inteligência Justa da Cultura de Cattell e o tempo de reação de Hick). O grupo experimental melhorou significativamente em ambas as medidas em comparação com um grupo de controle que não apresentou ganho.

  • Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes , novembro de 2012, um jornal da American Heart Association: um estudo controlado randomizado de 5 anos em pacientes com doença coronariana estabelecida relatou uma redução de 48% na morte, ataque cardíaco e derrame em indivíduos na MT grupo comparado aos controles.

  • Hipertensão , junho de 2013: uma declaração científica da American Heart Association concluiu que a técnica da MT é a única prática de meditação que comprovadamente reduz a pressão arterial.

  • Journal of Alternative and Complementary Medicine , outubro de 2013: Meta-análise de ensaios clínicos randomizados (RCTs) encontrou um efeito significativamente maior da TM na redução da ansiedade traço do que o tratamento usual e outros tratamentos alternativos, incluindo terapia baseada em mindfulness (MBT) e outras práticas de meditação e relaxamento.

Como é a prática da Meditação Transcendental?


Quando você participa de um curso de Meditação Transcendental, você é especificamente solicitado a não compartilhar os detalhes íntimos de sua experiência com outras pessoas, porque é subjetivo.


A princípio, isso pode parecer suspeito suspeito, mas depois de semanas de meditação, entendi o pedido. A experiência da meditação varia genuinamente de indivíduo para indivíduo, e cada sessão será única. Haverá práticas em que o tempo voa, aquelas em que você tem mais pensamentos e outras que são bem-aventuradas - não há duas experiências iguais, e isso está bem.


Como você aprende os segredos da Meditação Transcendental?

meditação transcendental
A meditação transcendental é um processo formal

Existe um processo formal favorecido pela organização, que inclui a execução de um curso sobre o assunto. O curso geralmente é ministrado por um tutor experiente na prática e aborda as seguintes etapas:

  1. Uma palestra introdutória gratuita (1 hora) - com o objetivo de fornecer uma visão geral do que é a meditação transcendental;

  2. Uma instrução particular com um professor (geralmente é cobrada uma taxa, 1-2 horas) - é aqui que você recebe seu mantra e ensina como usá-lo. Você também completará sua primeira meditação com a orientação do professor. Observação - você deve trazer uma pequena oferta de frutas para uma cerimônia. Isso é muito simples e você não precisa se converter ou participar de nenhum ritual satânico.

  3. Sessões de grupo (2 horas) - esta parte do processo tem como objetivo explicar o mecanismo da MT, garantir a prática correta e responder a quaisquer perguntas que você tenha sobre suas primeiras experiências de meditação.

Você precisa participar de um curso ou pode aprender sozinho?


Isso é discutível. Certamente existem alguns benefícios claros em fazer um curso, mas só há um que importa - ele o obriga a seguir o procedimento pretendido por seus criadores .


Essa ideia do curso é comparável com a contratação de um personal trainer ou coach. A maioria de nós sabe intuitivamente o que fazer ou pelo menos pode descobrir por si mesmo. A pesquisa é sempre a parte mais fácil - a execução é o que separa a procrastinação da obtenção de resultados. Ao participar do curso de quatro dias consecutivos, você completará quatro meditações de vinte minutos e estará investido no processo. Existe uma camada adicional de responsabilidade por ter pago e compartilhado a experiência com outros em sua classe.


Isso não quer dizer que não seja possível fazer isso sozinho. Você pode facilmente pesquisar os mantras online, ler sobre o processo e passar por ele você mesmo duas vezes por dia, sem precisar interagir com um professor ou gastar um centavo. Esta é mais uma questão sobre a sua autodisciplina e se você realmente acredita que pode auto ensinar uma técnica para a qual outras pessoas precisam ser credenciadas.


A Meditação Transcendental é um culto ou um esquema de venda?


Não é.


Existem duas razões pelas quais alguns acreditam que a MT pode ser um culto:

  1. Geralmente há uma taxa para você participar do curso

  2. Há uma cerimônia de iniciação que pode ser considerada religiosa

O custo pode ser caro se você já trabalha há alguns anos. Isso pode ser desanimador para muitos quando você pensa sobre a natureza espiritual da meditação e como a técnica é simples de executar (recital de mantra).


Quando você adiciona o requisito de participar de uma cerimônia curta, alguns ficam convencidos de que existem laços religiosos com o ensino e que, ao aprender a Meditação Transcendental, você está ingressando em uma seita.


Existem alternativas?


Claro, mas tudo depende de seus objetivos. Você pode experimentar uma infinidade de outras técnicas de meditação. Em nosso post sobre os tipos de meditação comentamos sobre algumas das mais conhecidas.


A chave para qualquer empreendimento de autodesenvolvimento é ter clareza em pelo menos um objetivo, por exemplo, reduzir o pensamento excessivo, aprender a controlar o estresse ou ter um alto desempenho. Dependendo dessa resposta, você pode descobrir que existem alternativas mais adequadas, por exemplo, contratar um treinador de alto desempenho ou aprender a encontrar uma saída para limpar sua mente (academia, música, leitura, etc.).


Existem dois benefícios principais que consegui identificar na Meditação Transcendental que são difíceis de encontrar em outro lugar:

  1. É fácil (qualquer um pode fazer isso, sozinho)

  2. É consistentemente eficaz, conforme comprovado por centenas de estudos revisados ​​por pares

A técnica é fácil de aprender e implementar, não requer equipamentos e não precisa de outro treinador ou pessoa para ajudá-lo. Isso permite que você seja totalmente autossuficiente, tudo com o conforto de saber que alguns estudos validam sua eficácia em múltiplas áreas.


Considerações Finais sobre a Meditação Transcendental


A meditação transcendental é uma meditação bastante intensa. Vale a pena gastar um tempo maior para desvendar os seus mistérios.


E você? Tem alguma experiência com esta ou outros tipos de meditação, conte para a gente nos comentários.

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